Eusébio “O Pantera Negra” fala sobre o EURO 2008

Eusébio da Silva Ferreira, um dos jogadores mais marcantes do século XX, disse que Portugal poderá surpreender o mundo do futebol no UEFA EURO 2008™. Em entrevista ao euro2008.com, o “pantera negra” disse ter superado a infelicidade de ver escapar em Lisboa, em 2004, o último título europeu para a Grécia, mas sublinhou que, no actual torneio, as portas voltaram a abrir-se para o seu país com a passagem aos quartos-de-final.

Uma vitória moral
Eusébio garantiu que não está nervoso com o desafio deste domingo. “Eu só estou ansioso que chegue a segunda fase. Seja quem for, temos que ganhar”, realçou a antiga estrela do Benfica e da equipa das “quinas”. Mas bater os helvéticos tem também uma finalidade valiosa para o resto do torneio: “É importante ganhar à Suíça para o moral subir ainda mais para o jogo decisivo dos quartos-de-final”.

Lição grega
Em 2004, Portugal esteve perto de alcançar o seu primeiro título europeu. A derrota frente à Grécia na final não é um assunto que Eusébio goste de abordar: “O Euro 2004™ já lá vai”, realçou. Contudo, o vencedor da Bola de Ouro de 1965 retirou uma lição desse campeonato. “Para ganhar não é preciso mostrar um bom futebol e a Grécia acabou por merecer a Taça”.

Ninguém joga sozinho
O antigo jogador do Benfica recusou estabelecer paralelismos entre a influência que tinha e aquela que possui hoje Cristiano Ronaldo. “Não gosto de fazer comparações no futebol. Eu quando jogava, não o fazia sozinho. Tinha os meus colegas e agradeço-lhes por me terem apoiado muito. O Pelé, Cruyff e Bobby Charlton sozinhos não podiam jogar, tal como hoje o Cristiano Ronaldo tem de contar com os seus colegas”. Mas deixou um elogio ao seu compatriota: “Pode vir a ser eleito o melhor jogador do Mundo”.

Os golos
Eusébio recordou os seus tempos de jogador e um número de que se orgulha. “Todos os golos que apontei me marcaram. Fiz 1137 golos na minha carreira desde os tempos em que jogava em Moçambique, nos juvenis”, garantiu. “Acho que cumpri com a minha obrigação e fixei o meu nome no futebol. Estou na lista da FIFA como um dos dez melhores jogadores do século XX”.

E agora fiquem aqui com uma pequena recordação desse grande jogador o fantástico “Pantera Negra”:

Uma resposta

  1. Tahnks for posting

Deixe um comentário

